sábado, 11 de dezembro de 2010

Aspectos da Fecundação

  •  Quanto aos aspectos morfológicos e fisiológicos dos gametas:

- Isogamia: quando os gametas são morfofisiologicamente iguais. Ex. Algas biflageladas.





- Heterogamia: Gametas diferentes, quanto a função (heterogamia fisiológica) ou quanto a forma (heterogamia morefológica). Ex.: Mamíferos




  •  Quanto ao local da fecundação:

- Externa: Ocorre no meio ambiente, mais particularmente na água. Neste caso há participam muitos gametas, para aumentar a chance do encontro casual entre eles, originando inúmeros zigotos. Ex. anfíbios, celenterados e peixes ósseos.








   - Interna: Ocorre no interior do organismo materno, exigindo o ato sexual (coito ou cópula). Ex.: Peixes cartilaginosos, répteis, aves e mamíferos.

 
























  •   Outras características da reprodução gâmica.
A Partenogênese (parthenos = virgem, gênesis = origem). Neste caso, o óvulo é capaz de entrar em desenvolvimento sem a participação do gameta masculino, ou seja, é a formação embrionária de um indivíduo a partir de um único gameta, o óvulo. A partenogênese pode ser arrenótoca, quando os óvulos partenogenéticos originam apenas machos (abelhas = zangões) e telítoca, quando originam apenas fêmeas (vermes aquáticos).



Pedogênese
Quando a partenogênese ocorre com a fêmea ainda imatura, isto é, ma fase de larva. Ex. alguns platelmintos (vermes) e moscas.

 Neotenia
É a capacidade apresentada por determinadas larvas de alguns anfíbios em alcançarem a maturidade sexual mesmo neste estágio. Ex. salamandra.

Metagênese ou Alternância de Gerações
É a capacidade que tem alguns seres de alterarem durante o seu ciclo vital, a reprodução assexuada e sexuada. Os celenterados, por exemplo possuem em uma fase de sua vida a reprodução assexuada , por brotamento. Essa nova geração quando adulta irá se reproduzir sexuadamente.

Um comentário:

  1. amei a posição da cobra e os passarinho são muito fofos

    ResponderExcluir